Escolha uma Página

E-mail marketing ainda é uma estratégia relevante? Muitas pessoas acreditam que a era do e-mail já passou e, agora, deve-se investir apenas em mídias sociais e conteúdos para blogs. Isso, porém, está longe de ser verdadeiro.

No post de hoje, você entenderá a evolução do e-mail marketing, quais os motivos que o levam a ser utilizado até hoje, além de entender a importância que ele tem para sua estratégia.

Pronto para aumentar seu entendimento sobre o assunto? Boa leitura!

O que é e-mail marketing?

Pode-se dizer que o e-mail marketing é uma forma de a empresa se comunicar com clientes e contatos por e-mail, com conteúdo variado, como:

  • ofertas diversas
  • promoções
  • confirmações ou lembretes de compras
  • newsletter
  • sequências de e-mails ou cursos

Inicialmente, a estratégia era vista apenas como uma versão digital das propagandas enviadas por correspondência e estava longe de ser relevante e interessante para os destinatários.

Foi justamente pela popularização da internet, nos anos 90, que muitas empresas viram grandes oportunidades de negócios com essa nova forma de mostrar as novidades para seus consumidores. Tudo de maneira simples e rápida! Em 1995, o número de e-mails de marketing já era maior do que os enviados por mala direta impressa.

Hoje, porém, enviar por e-mail uma versão digital de um panfleto ou anúncio é algo ultrapassado. Essa maneira antiga de fazer e-mail marketing é considerada SPAM. Além de ferir sua marca, essa prática também pode levar seu domínio na internet a ser listado como remetente de lixo eletrônico, impedindo a entrega de seus e-mails.

Por que ainda funciona?

Você sabia que 92% das pessoas que utilizam internet têm uma conta de e-mail? O mesmo estudo mostrou que 61% delas abriam as caixas de entrada todos os dias. Isso significa que, embora você possa achar essa tecnologia ultrapassada, ela ainda é muito usada e tem um público fiel, seja por interesse ou por necessidade, já que diversos internautas trabalham com suas caixas de e-mail abertas.

Esse é o maior motivo para que essa estratégia ainda funcione no Marketing Digital. Em vez de ter morrido (como muitos pensam), ainda tem muito fôlego para auxiliar seu negócio, atraindo clientes e aumentando suas vendas. Veja agora como deve ser feita uma campanha de e-mail marketing alinhada com o comportamento atual do consumidor.

Como funciona?

Sua estratégia de e-mail marketing pode funcionar de diversas formas, como:

  1. atualizações de blog
  2. newsletter
  3. convites para eventos
  4. nutrição de leads

O e-mail deve ser visto como uma forma poderosa de comunicação direta, desde que você esteja servindo ao seu lead conteúdo extremamente relevante. Se ele segue o seu blog, vai gostar de saber as novidades de vez em quando. Se você edita uma newsletter com conteúdo focado nas dores de seus leads, então esse é um conteúdo que ele quer receber. Convites para eventos voltados para o seu público, especialmente webinars e outros eventos online, são normalmente bem-vindos. O mais importante é que você use o e-mail como forma de nutrir seus leads com conteúdo que ele queira muito receber.

Qual a importância na sua estratégia?

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais utilizadas em uma estratégia de Marketing Digital, uma vez que ela possibilita acompanhar um lead durante toda sua jornada.

Alguns dos vários benefícios são:

  • engajar os leads já conquistados
  • divulgar os conteúdos criados
  • educar e nutrir seus leads
  • converter (atingir seus principais objetivos)
  • fidelizar os clientes
  • torná-los promotores da sua marca

Como você pode notar, o e-mail marketing funcionará muito melhor se estiver integrado a uma estratégia completa de Inbound Marketing. Dessa forma, você entenderá quais serão as plataformas que devem ser usadas e delimitar o papel de cada uma delas. Por isso, procure saber como montar seu plano de ação on-line.

Você percebeu como o e-mail marketing ainda é relevante? Nós estamos sempre preocupados em como ajudá-lo ainda mais. Por isso, estamos sempre preparando conteúdos que possam auxiliá-lo a atrair mais clientes. Siga-nos nas redes sociais e receba, em primeira mão, todas as nossas dicas e novidades. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. Esperamos por você!

%d blogueiros gostam disto: