Escolha uma Página

Muito se fala sobre as vantagens da estratégia de Inbound Marketing, porém nem todos os profissionais de marketing têm a segurança de aplicar a metodologia em suas empresas, visto que têm medo de ela não funcionar em seu nicho.

70% das empresas brasileiras, dos mais variados ramos, dizem praticar Marketing de Conteúdo. Será que todas elas podem ter sucesso com a prática de atração?

É isso que veremos no post de hoje! Você descobrirá se há alguma restrição no Marketing de Atração. Boa leitura!

Quais são os pilares do Inbound Marketing?

Para entendermos se há limitações na estratégia, é preciso compreender se o funcionamento de seus pilares está preso a poucos mercados.

Conhecimento do público

Um dos pontos mais importantes da estratégia é conhecer profundamente o público-alvo. Para isso, é importante descobrir quais são seus medos, desejos e dificuldades, além das principais expectativas que ele tem com sua marca e como deseja ser tratado.

Como todos os nichos têm, pelo menos, um perfil de usuário, estudar o público fará bem a qualquer negócio e auxiliará a entender melhor o que seus clientes querem e precisam.

​Produção interessante

Outro pilar do Marketing de Atração é a produção de conteúdo interessante e útil para seus usuários no momento em que eles mais precisam. Dessa maneira, eles procurarão por materiais que sanem suas dúvidas e possam ajudá-los a tomar determinadas decisões.

Todo usuário conectado à internet enfrenta problemas e dilemas e procura por formas de resolvê-los. Sendo assim, qualquer negócio pode atrair clientes produzindo publicações úteis a eles.

Ferramentas de divulgação

O último pilar que citaremos, nesse momento, é a utilização de ferramentas para divulgar seu serviço, que podem ser:

  • redes sociais;
  • blogs;
  • sistemas de suporte;
  • mobile marketing;
  • e-mail marketing.

Todas os meios citados acima são úteis para propagar o conteúdo realizado e, assim, atrair, converter e fidelizar clientes. Todos os sistemas utilizados podem ser usados de maneira eficaz, independentemente do modelo de negócio adotado.

Há limitações nessa estratégia?

Pode-se concluir que os principais pilares do Inbound Marketing podem ser usados na estratégia de marketing de qualquer empresa. Como muitas instituições fazem apostas mais tradicionais, como conciliá-las?

Embora alguns nichos apresentam ótimos resultados em suas ações off-line, nada impede que sua marca possa dividir os recursos entre os dois tipos de marketing. Sendo assim, sua instituição pode criar uma estratégia em que a atração é realizada aos poucos e as etapas são bem determinadas.

Dessa maneira, depois de algum tempo, você poderá fazer o teste de como sua empresa melhorou a comunicação com os seguidores, atraindo e fidelizando mais clientes. Com os primeiros resultados em mãos, você receberá um diagnóstico completo para decidir se deve aumentar o investimento na metodologia futuramente.

Veja, com tudo isso, que, embora não existam limitações para o Marketing de Atração, é necessário criar um plano sólido para que os lucros apareçam de forma natural e você possa aumentar o investimento no futuro. Por isso, pense o quanto antes em criar um plano de ação completo na internet.

Agora que você sabe que as estratégias de Inbound Marketing podem ser usadas na sua empresa, que tal aprender mais? Curta nossa página no Facebook e receba, em primeira mão, notícias, conteúdos e dicas importantes para seu negócio. Esperamos por você!

%d blogueiros gostam disto: